Sim. Você pode. No entanto, no audiovisual o que mais importa é a capacidade criativa, de planejamento e de coordenação de equipes, processos, prazos e custos. Aqui vão algumas dicas de uma produção básica para um bom resultado.
O audiovisual divide suas atividades em três pilares:
pré-produção
produção
pós-produção
Pré-produção
É tudo o que vem antes do dia da gravação. Para um vídeo simples, é importante pensar no objetivo, público-alvo, onde será veiculado, conceito artístico, roteiro, local de gravação, casting (atores, apresentadores e/ou funcionários), equipe de produção e pós-produção, equipamentos, alimentação, logística, itens de cenário, orçamento e cronograma.
Produção
É o dia da gravação em si. Tudo o que foi pensado antes, tanto na parte artística quanto na técnica, vai parar no local da filmagem. É nesse momento que a capacidade de orquestrar equipes, atentar-se ao roteiro e aos conceitos artísticos, e gerenciar o tempo é essencial para que tudo dê certo.
Pós-produção
É quando o vídeo começa a ganhar forma por meio da montagem e edição. Basicamente, é quando as melhores cenas são escolhidas, a cor é corrigida, os efeitos gráficos são criados, o áudio é tratado e a trilha é mixada.
Somente depois dessas três etapas chega a hora da distribuição e veiculação.
E isso é o básico.
Dependendo do projeto, a lista de atividades pode incluir pesquisas de personagens e de campo, storyboard, direção de arte e produção de objetos, decupagem do roteiro, taxas de gravação em locais públicos ou privados, assessoria jurídica etc.
Na hora de pensar em produzir um vídeo que represente a sua história e a sua marca, pense em chamar uma produtora para te ajudar.
Você irá economizar tempo, esforços, custos e terá no final o vídeo que buscava ter.
Comments