top of page

É a sua imagem que está ali


Você já deve ter se deparado com vídeos de baixa qualidade rodando pela internet. E, provavelmente, nem chegou a assisti-los até o final ou não se recorda muito bem do tema que eles abordavam.

 

A baixa qualidade de imagem e som afeta a retenção da atenção da audiência. Cansa assistir a um vídeo com imagem ruim. E é ainda mais desestimulante tentar entender o que a pessoa do vídeo está falando quando o som é recheado de ruídos que afundam a fala. Além disso, os algoritmos das plataformas de internet priorizam vídeos de boa qualidade para melhorar a experiência dos usuários e manter a sua permanência na rede.

 

Mesmo sem equipamentos profissionais ou conhecimentos avançados em produção audiovisual, procure atentar-se a, pelo menos, estes 5 pontos:

 

Roteiro: tenha clareza sobre o que você irá abordar. Não basta ligar a câmera e começar a falar o que vem à cabeça. Estruturar a sua fala por meio de um roteiro rico em informações relevantes, dados de fontes confiáveis e seguindo uma linha lógica de raciocínio irá cativar a sua audiência, reforçar a sua credibilidade profissional e expor uma imagem positiva da sua marca.

 

Cenário: escolha um local que tenha uma estética associada ao tema da sua fala. A ambientação situa o vídeo no tempo e espaço, reforça o seu discurso sem você precisar falar sobre onde está e como está. Ela fala por si só. Por isso, é tão importante prestar a atenção aos elementos que farão parte do seu cenário.

 

Iluminação: se você não tiver equipamentos de iluminação ou não tem experiência em como usá-los corretamente, procure um local bem iluminado. Se quiser gravar em ambiente externo, evite os períodos do meio do dia quando a luz do sol está muito intensa. Prefira gravar bem cedo ou no final da tarde.

 

Som: não negligencie o som. Use equipamentos adequados para captar o som da sua voz, como um microfone de lapela. Se você não tiver um, prefira gravar em ambientes internos, silenciosos e que não produzam eco.

 

Edição: menos é mais. Não exagere nos filtros, transições mirabolantes, efeitos visuais e outros elementos gráficos. O exagero só vai desviar a atenção da sua audiência.


Antes de apertar o REC, lembre-se de que é a imagem da sua marca que está exposta. É a sua imagem que está ali, em evidência. Use o potencial do audiovisual para conquistar a sua audiência e não para afastá-la.

bottom of page