top of page

Há quantas mulheres na equipe de filmagem que você contratou?



Provavelmente poucas ou nenhuma. O cenário do audiovisual reflete o que ocorre em outros segmentos do mercado: um ambiente de desigualdade de gênero, composto em sua maioria por homens brancos em funções de liderança e projetos com mais aporte de investimentos. A desigualdade é ainda maior quando ampliamos o cenário para as mulheres pretas, pardas, mães, indígenas, trans e PCDs.

 

Um levantamento realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) mostrou que nenhuma mulher dirigiu filmes nacionais de grande público lançados entre 2016 e 2022. Segundo dados da Ancine de 2023, a participação das mulheres na função de direção de cinema caiu 19%.

 

E o que você pode fazer?

 

Quando for contratar uma produtora de vídeo para o seu projeto atente-se a, pelos menos, esses dois pontos:

 

1.     Procure saber como o perfil da equipe está equilibrado em termos de gênero e raça, principalmente para as funções de direção, direção de fotografia, roteiro, produção executiva e produção geral.

 

2.     Mostre preocupação sobre a igualdade salarial e de cachê dentro da mesma função. Uma diretora de fotografia deve receber o mesmo valor que o mercado paga a um diretor na mesma função, por exemplo.


Na sua vida pessoal, procure assistir a filmes dirigidos, roteirizados e produzidos por mulheres. Aqui vão três dicas de filmes nacionais geniais dirigidos por mulheres brilhantes:



Carvão

Direção: Carolina Markowicz

 

No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem sua vida mudada quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.

 

Onde assistir: Now, Amazon Prime, Globoplay.



A Felicidade das Coisas

Direção: Thaís Fujinaga

 

Paula sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia. No entanto, seus planos se desfazem por conta de problemas financeiros, e ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades.

 

Onde assistir: Mubi, Amazon Prime, Now.



O Animal Cordial

Direção: Gabriela Amaral Almeida

 

Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.

 

Onde assistir: Globoplay, Google Play, YouTube.


Comments


bottom of page