Provavelmente poucas ou nenhuma. O cenário do audiovisual reflete o que ocorre em outros segmentos do mercado: um ambiente de desigualdade de gênero, composto em sua maioria por homens brancos em funções de liderança e projetos com mais aporte de investimentos. A desigualdade é ainda maior quando ampliamos o cenário para as mulheres pretas, pardas, mães, indígenas, trans e PCDs.
Um levantamento realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) mostrou que nenhuma mulher dirigiu filmes nacionais de grande público lançados entre 2016 e 2022. Segundo dados da Ancine de 2023, a participação das mulheres na função de direção de cinema caiu 19%.
E o que você pode fazer?
Quando for contratar uma produtora de vídeo para o seu projeto atente-se a, pelos menos, esses dois pontos:
1. Procure saber como o perfil da equipe está equilibrado em termos de gênero e raça, principalmente para as funções de direção, direção de fotografia, roteiro, produção executiva e produção geral.
2. Mostre preocupação sobre a igualdade salarial e de cachê dentro da mesma função. Uma diretora de fotografia deve receber o mesmo valor que o mercado paga a um diretor na mesma função, por exemplo.
Na sua vida pessoal, procure assistir a filmes dirigidos, roteirizados e produzidos por mulheres. Aqui vão três dicas de filmes nacionais geniais dirigidos por mulheres brilhantes:
Carvão
Direção: Carolina Markowicz
No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem sua vida mudada quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.
Onde assistir: Now, Amazon Prime, Globoplay.
A Felicidade das Coisas
Direção: Thaís Fujinaga
Paula sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia. No entanto, seus planos se desfazem por conta de problemas financeiros, e ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades.
Onde assistir: Mubi, Amazon Prime, Now.
O Animal Cordial
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.
Onde assistir: Globoplay, Google Play, YouTube.
Comentarios