Depende. E você só terá esse valor depois de construir um bom briefing.
Defina o tema do vídeo
Você precisa ter clareza sobre o que o seu vídeo irá abordar. Atente-se em focar nos pontos relevantes e elimine gorduras. Isso tornará o trabalho de pesquisa e roteiro mais assertivo.
Escolha a mídia em que será veiculada
Um vídeo para as redes sociais é diferente de um vídeo para um evento interno, por exemplo. E essa diferença impacta na produção do conteúdo, no conceito criativo, no tempo que o vídeo terá e em vários outros elementos da cadeira de produção.
Informe onde será veiculado e o público-alvo
Um vídeo publicitário tem valores diferentes de um institucional por conta da sua complexidade de produção, direitos autorais etc. E essa diferença também vale para os públicos-alvo e as praças onde o vídeo será veiculado.
Conheça as diferentes formas de abordagem
Um vídeo manifesto, com narração profissional, é diferente de um storytelling. A produção de cada um deles também é diferente. Converse com a sua produtora e trabalhem juntos para escolher a melhor abordagem para o seu projeto.
Indique referências
O audiovisual é uma arte. E por ser uma arte, muitos elementos podem ser subjetivos. Então, para ser assertivo, apresente no seu briefing algumas referências de vídeos prontos.
Estipule um prazo
O prazo impacta no orçamento. A produção de um vídeo com prazo muito curto demanda muito mais esforços, horas extras e pessoal dedicado.
No audiovisual tudo é possível! Mas cada tudo desse aí tem um custo e um tempo de produção. Então, sempre converse com a sua produtora. Ela poderá lhe ajudar a encontrar soluções criativas que se encaixem nos objetivos do seu projeto.